Comunicação Intercultural

A comunicação intercultural compreende objetos de estudo complexos, que podem assumir múltiplas configurações. A interculturalidade passa não só pelo acolhimento do “Outro”, mas também pela transformação mútua a partir do encontro e da partilha cultural. O respeito pela diversidade cultural e o conhecimento sobre o passado e o presente das relações entre os povos são essenciais a um ‘encontro’ promotor da interculturalidade.

Cruzar olhares em torno dos modos de comunicar num mundo diversificado do ponto de vista cultural, mas também económico, social e político, é o que levou um conjunto de sócios da Sopcom a avançar com a criação do Grupo de Trabalho de Comunicação Intercultural. Trata-se de uma iniciativa que procura reunir quem, a partir de uma perspetiva transdisciplinar, vem contribuindo para o desenvolvimento desta área de estudo em Portugal. Pretende-se, deste modo, construir uma rede de investigadores neste campo científico, potenciando o desenvolvimento de projetos e de ações de intervenção, em parceria.

Com a constituição deste GT procura-se agrupar os membros da Sopcom com investigação no campo da comunicação intercultural, fomentando e dinamizando um debate em torno de problemáticas teóricas e metodológicas inerentes a esta área científica.

Este Grupo de Trabalho tem por missão promover a investigação e a divulgação dos estudos realizados no campo da comunicação intercultural, de modo a consolidar e tornar expressiva a produção científica portuguesa neste domínio do conhecimento, quer nacional, quer internacionalmente.

O GT tem como objetivos:

  • Criar e consolidar uma comunidade de investigadores no campo da comunicação intercultural, e dinamizar o diálogo e o debate neste domínio científico;
  • Promover e divulgar projetos, eventos científicos e publicações resultantes de investigações no campo da comunicação intercultural de âmbito nacional e internacional;
  • Estabelecer uma rede de cooperação com grupos de investigadores internacionais;
  • Promover o debate e a interação por meio de publicações científicas em parceria;
  • Favorecer atividades de formação na área de conhecimento da comunicação intercultural.

 

Os Encontros do GT de Comunicação Intercultural são uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Comunicação Intercultural da Associação Portuguesa da Ciências da Comunicação e serão realizados pela primeira vez em 2018. Convida-se, assim, todos os interessados na área da comunicação intercultural a submeterem proposta de comunicação  até ao dia 9 de julho, para gtcomunicacaointercultural@gmail.com.

Convida-se, ainda, os investigadores desta área de estudos a participar desta rede de trabalho, enviando uma mensagem com a sua identificação, contacto, filiação institucional e breve nota biográfica para: gtcomunicacaointercultural@gmail.com.

 

GTCI

Anúncios